Novo teto de juros do consignado para beneficiários do INSS é definido em 1,97%

01/04/2023
578
Conselho Nacional de Previdência Social estabelece a nova taxa após rodada de negociações do Governo Federal com representantes do setor financeiro

Onovo teto de juros para empréstimos consignados para beneficiários do INSS com desconto em folha de pagamento foi estabelecido em 1,97%. A taxa foi referendada nesta terça-feira, 28/3, após reunião do Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS). A mesma reunião definiu que o limite de juros para a modalidade de cartão de crédito ficará em 2,89%.

“Levantamos a discussão sobre algo que estava obscuro e jogamos luz. A partir desse princípio, tivemos várias reuniões com equipes do governo para definir a taxa”, comentou o ministro do Trabalho e Previdência, Carlos Lupi, que baseou a proposta encaminhada pelo Governo Federal em estudos dos ministérios, Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal.

Na avaliação do ministro, o colegiado estimulou, ao longo do mês, o início de um debate aprofundado sobre as operações financeiras no Brasil. “A manutenção da taxa Selic em 13,75% pelo Banco Central gerou um cenário adverso na economia e impactou na definição do conselho”, complementou.

“Temos o compromisso público de aprofundar o papel dos consignados. Estamos falando de seres humanos e é nosso dever lutar por esses milhões de brasileiros, que integram a parte mais vulnerável e ajudou a fazer o país de hoje”, afirmou o ministro Lupi.