Anvisa aprova uso emergencial da CoronaVac para crianças de 3 a 5 anos

15/07/2022
156
Em decisão unânime, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou na quarta-feira, 13 de julho, a ampliação do uso emergencial da vacina Coronavac – contra a Covid-19 – em crianças de 3 a 5 anos. Com a autorização, esta faixa etária receberá a mesma dose que hoje já é aplicada em crianças e adolescentes de 6 a 17 anos e em adultos. O pedido de ampliação da faixa etária era analisado desde 11 de março de 2022.

Todos os diretores da Anvisa votaram a favor e tiveram como embasamento os documentos encaminhados à Agência, dados de pesquisas realizadas no Chile, em pareceres das sociedades médicas convidadas, evidências de vida real e dados de literatura científica publicados.

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) ressalta que as doses estarão disponíveis para a faixa etária de 3 a 5 anos após a incorporação no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 (PNO), sendo de responsabilidade do Ministério da Saúde a distribuição das doses aos Municípios. O início da vacinação de crianças a partir dos 3 anos, antes da distribuição das doses pelo Ministério da Saúde, deve ser realizada com planejamento do Ente municipal.

Assim como a dose, o esquema vacinal para crianças a partir de 3 anos é o mesmo recomendado para os adultos: duas doses aplicadas em um intervalo de 28 dias.