SECRETÁRIA PATRICIA NEILA DINIZ, SECRETÁRIA DO TRABALHO, HABITAÇÃO E ASSISTÊNCIA SOCIAL, FAZ UMA PRESTAÇÃO DE CONTAS DA PASTA, NA SESSÃO ORDINÁRIA DA CÂMARA MUNICIPAL DE IGUATU, DO DIA 10 DE SETEMBRO DE 2019

O Poder Legislativo Iguatuense recebeu na sessão ordinária do dia 10 de setembro, a Secretária do Trabalho, Habitação e Assistência Social, Patrícia Neila Diniz e sua equipe, para uma prestação de contas das ações da Pasta e como está acontecendo a política do SUAS.

Convidados para a composição da Mesa: Patrícia Diniz- Secretária do Trabalho, Habitação e Assistência Social, Mônica-Coordenadora da Vigilância Assistencial, Ana Paula-Diretora da Assistência Social, Daniel Monteiro-Diretor da Atenção Especial, Devanir Pereira-Técnica de Gestão e Edmilson Rodrigues- Secretário da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural.

A Secretária Patrícia Diniz disse que a Assistência Social está tentando lidar com as contas do Governo Federal, já que os recursos da Assistência Social estão sendo reduzidos, assustadoramente.

Sobre os CRAS, em número de seis no município de Iguatu, certificou que lá é feita uma prestação de serviços diversificada, desde o cadastro do Bolsa Família a outros de grande importância para as famílias.

Ainda em sua fala, a Secretária Patrícia Diniz elencou as ações desenvolvidas pelos equipamentos da Assistência Social que se seguem: Pólo de Convivência, Centro de Referência da Mulher, Unidade de Acolhimento, Escuta Especializada, com o número de atendimentos e citando alguns programas que são mantidos com recursos exclusivos do município. Lamentou a falta de cofinanciamento para a execução de importantes programas.

Sobre a Escuta Especializada, deu ênfase ao programa, por atender as crianças vítimas de violência. “Ali, as crianças serão ouvidas, dispensando a oitiva em outras instâncias. É um espaço que poupará a criança de constrangimentos”. Disse a Secretária Patrícia Diniz.

“ Mais de dez mil pessoas em Iguatu são beneficiadas com o Bolsa Família, representando significativamente na economia do município.” Afirmou a Secretária Patrícia Diniz.

Na prestação feita pela Secretária, fez menção aos valores repassados pelo Governo Federal, valores esses defasados, e os relativos aos custeio de cada equipamento.

A equipe da Assistência vai buscar o aumento de recursos do cofinanciamento, para o funcionamento dos programas das políticas sociais”.  Afirmou a Secretária Patricia Diniz.

Dando prosseguimento à sessão, a Sra. Mônica–Coordenadora da Vigilância Assistencial, dando conta de que a Gestão Municipal vem contribuindo, de maneira substancial, para o funcionamento dos projetos da Secretaria da Assistência Social. Fez menção à diminuição no repasse de recursos do Governo Federal, e o aumento nas demandas dos programas sociais.

Ainda sobre as ações da Secretaria da Assistência Social do Município de Iguatu, usou da palavra o Assistente Social, Daniel, fazendo breve relato das políticas públicas relacionadas ao trabalho infantil, que têm o apoio irrestrito do Prefeito Ednaldo Lavor,  que investe no setor, com recursos próprios do município, para que os projetos funcionem a contento. Disse que o trabalho infantil não é falta de assistência.

Idelvani Pereira- Técnica de Gestão, enfatizando que a política da Assistência Social é de responsabilidade das três esferas de governo, todavia, lamentou a redução dos orçamentos, em cuja oportunidade informou que oitenta por cento dos programas são financiados pelo Poder Executivo do município,  “ O Prefeito Ednaldo Lavor tem um olhar especial para os projetos da Assistência Social do Município de Iguatu, com vistas à prioridade no funcionamento dos mesmos”. Palavras de Idelvani Pereira.

Coloco-me à disposição dos Senhores Vereadores, convidando-os para visitarem os equipamentos citados  nesta sessão”. Disse a Secretária Patrícia Diniz.

A sessão foi encerrada com os agradecimentos da Presidente Eliane Braz à Secretária da Assistência Social e sua equipe, pela prestação de contas feita para a Câmara e para a população em geral.