NA DÉCIMA QUARTA SESSÃO ORDINÁRIA DA CÂMARA MUNICIPAL DE IGUATU, REFERENTE AO SEGUNDO PERÍODO DE 2019, COMPARECERAM PRESIDENTE DA ASSOCIAÇÃO DOS SURDOS DE IGUATU, SECRETÁRIO MUNICIPAL DA SAUDE E DIRETORA DO HOSPITAL REGIONAL DE IGUATU

NA DÉCIMA QUARTA SESSÃO ORDINÁRIADA CÂMARA MUNICIPAL DE IGUATU, REFERENTE AO SEGUNDO PERÍODO DE 2019, COMPARECERAM PRESIDENTE DA ASSOCIAÇÃO DOS SURDOS DE IGUATU,  SECRETÁRIO MUNICIPAL DA SAUDE E DIRETORA DO HOSPITAL REGIONAL DE IGUATU

 

A décima quarta sessão ordinária da Câmara Municipal de Iguatu, realizada no dia 26 de agosto de 2019, referente ao segundo período do ano de 2019, foi presidida pela Vereadora Eliane Braz e secretariada pelo Vereador Eudisvan Silva.

Na referida sessão, compareceram as seguintes personalidades: Dr.George  Xavier- Secretário Municipal da Saude, Marleuda Gonçalves- Diretora do Hospital Regional de Iguatu, Antonio Nelson Moreno- Presidente da Associação dos Surdos, Dinah Souza- Intérprete de Libras.

Na continuidade das atividades, o Plenário fez um minuto de silêncio, em homenagem póstuma ao jovem Heron Sudário, Sr. Sebastião, Leudo Lucena e à Dona Áurea, tendo a Câmara apresentado as condolências aos familiares dos falecidos.

O Presidente da ASI- Associação dos Surdos de Iguatu, Sr. Antonio Nelson Moreno, através da intérprete Dinah Souza, agradeceu o espaço concedido pela Câmara, e falou sobre o SETEMBRO AZUL, pontuando sobre as lutas dos surdos. Informou que nessa data, aconteceu a inauguração da sede da ASI, espaço amplo, que está sendo organizado, para suprir as demandas da categoria. Reportando-se ao Centro de Libras, disse que é preciso, pelo menos, dois intérpretes, para atender a demanda. Passou às mãos da Presidente Eliane Braz o projeto da Associação dos Surdos, contendo as propostas, e solicitou o apoio dos Poderes Executivo e Legislativo, para que a luta seja fortalecida.

Kaio Marcelos defendeu a criação da implantação de escolas bilíngues em Iguatu, apesar de reconhecer as dificuldades.

A Sra. Dinah Souza-intérprete de libras, externando a gratidão da ASI, tendo enfatizado uma série de atividades que estão sendo desenvolvidas no mês de setembro/19. Deixou registrado que a Associação dos Surdos atua nas diversas esferas. Fez uma breve prestação de contas das atividades da associação, a saber: formatura de vinte e dois instrutores surdos de libras, no curso básico; que, em parceria com o IFCE, Campus Iguatu e Cedro, os surdos participaram de um novo curso de libras.

 

Dinah mostrou, ainda, que a demanda na saúde é gritante ; que a língua de sinais é de todos. “ É preciso tornar os ambientes acessíveis, em cuja oportunidade defendo a  criação de um cargo de intérprete de libras, para que as sessões da Câmara Municipal sejam transmitidas e outros eventos do município sejam levados ao conhecimento da população surda”, disse Dinah Souza, intérprete de libras.

A Presidente da Casa, Vereadora Eliane Braz, agradeceu a presença dos representantes da ASI e as informações emitidas, colocando a Câmara Municipal de Iguatu à disposição da mencionada associação.

Ainda na sessão, o Dr. George Xavier- Secretário Municipal da Saude, lamentou o falecimento precoce de Heron Sudário, que prestou relevantes serviços ao município, como funcionário público. Parabenizou a ASI, nas pessoas de Antonio Nelson e de Dinah Souza. Na sequência, fez a apresentação do Relatório de Gestão Fiscal da Saude, referente ao segundo quadrimestre do ano de 2019, com indicação dos atendimentos alusivos à saúde bucal, visita dos ACS’s, gestantes, hipertensos, diabéticos, infectologista, rede de saúde mental, Centro de Reabilitação, Residência Terapêutica, comparando com o mesmo período do ano de 2018.

No que se refere ao balancete financeiro, mencionou os valores das receitas e despesas da Secretaria da Saude.

A Sra. Marleuda Gonçalves, Diretora do Hospital Regional de Iguatu, mostrou que é crescente o número de problemas e de atendimentos da instituição de saúde. Por setor, ela citou o número de atendimentos, deixando registrado os valores recebidos pelo hospital e as despesas. Falou dos esforços que a gestão do Hospital vem levando a efeito, para proporcionar a melhoria dos serviços. Colocou-se à disposição, para responder quaisquer indagações dos senhores vereadores.

Dr. George Xavier e Marleuda Gonçalves responderam indagações dos vereadores.

Na Ordem do Dia, foram aprovados os requerimentos escritos e verbais dos Senhores Vereadores, a saber:

  • Eliane Braz: ao DER, solicita a recuperação urgente dos orifícios próximos ao sinal da Avenida Dário Rabelo; solicita a limpeza geral na Avenida Juscelino Kubitschek; solicita, ainda, a recuperação da camada asfáltica dos trechos, proximidades da Delegacia de Policia Civil e da Distribuidora iTAIPAVA;
  • Bandeira Junior : ao Secretário da Educação- convidando para comparecer à Casa, para emitir esclarecimentos acerca de questionamentos abordados por Vereadores; às COGERH, solicita intervenção imediata, no sentido de desobstruir um barramento existente, de forma irregular, executado pela empresa TRANSNORDESTINA, no leiro do Riuo Quincoê, imediações do Sítio Botelha;
  • Marconi Filho: à família de Heron Sudário, pesar pelo seu falecimento;
  • Marciano do Povo: à Secretaria da Infraetrutura, agradecendo pela recuperação da Praça da CIDAO, pela limpeza nos bairros Veneza, 7 de Setembro e Cocobó; ao DETRAN, solicita a colocação de uma faixa elevada ou fotossensor na CE Iguatu-Jucás, proximidades das Vila Coqueiro e duas faixas elevadas na Avenida Dário Rabelo, perto da Farmácia Drogativa e da Policlínica; à Secretaria da Infraestrutura, parabenizando pela reforma e restauração do Cemitério Senhora Sant’Ana;
  • Vicente Reinaldo: à Secretaria da Infraestrutura, solicita o patrolamento nas estradas vicinais que se seguem: Umburana ( Suassurana), Sulidão, Japão e Mosquito (Alencar)

 

A Sra. Presidente, Vereadora Eliane Braz, encaminhou para a análise das comissões competentes, os projetos lidos no Pequeno Expediente, agradeceu a presença de todos, encerrando a décima quarta sessão ordinária do segundo período do ano de 2019.