COMENDA ZILDA ARNS MARCA A 18ª EDIÇÃO

A Câmara Municipal de Iguatu criou no ano de 2002, o Diploma Mulher Nota Dez, de autoria do Vereador Mário Rodrigues, para homenagear as mulheres do município de Iguatu.

                        Em 2010, o então Presidente Ednaldo Lavor, sentindo a necessidade de ampliar a comenda, denominou-a de COMENDA ZILDA ARNS, um reconhecimento à essa missionária, que faleceu, no cumprimento do dever que lhe foi atribuído, uma missão muito especial..

                        Zilda Arns Neumann foi médica pediatra e sanitarista brasileira, irmã de Dom Paulo Evaristo Arns. Foi também fundadora da Pastoral da Criança e da Pastoral da Pessoa Idosa.

                        Zilda Arns faleceu em 12 de janeiro de 2010, em Porto Príncipe, Haiti, vítima de um terremoto, quando participava de uma missão humanitária.

                       

                        Nessa sexta-feira, 24 de maio de 2019,  no Hotel Diocesano, a Câmara Municipal de Iguatu realizou uma belíssima festa, por ocasião da 18ª EDIÇÃO DO DIPLOMA MULHER NOTA DEZ- COMENDA ZILDA ARNS NEUMANN,  sob o comando da Vereadora Eliane Braz-Presidente da Casa.

                        Cada ano, a Casa indica, através dos Senhores Vereadores, 17 (dezessete) mulheres, cujos nomes são aprovados por unanimidade.

 

 

 

 

 

 

 

HOMENAGEADAS COM O DIPLOMA MULHER NOTA DEZ- COMENDA ZILDA ARNS NEUMANN – 18ª EDIÇÃO 2019

 

  1. ANA PAULA DE CALDAS: VEREADOR ANTONIO BAIXINHO

                                         

  1. ANA VALÉRIA RODRIGUES: VEREADOR RUBENILDO CADEIRA

 

  1. FRANCISCA BRAZ DE CARVALHO: VEREADORA ELIANE BRAZ

 

  1. GILCA QUEIROZ DA SILVA: VEREADOR EUDISVAN SILVA

       

  1. IVANIZE GURGEL BEZERRA: VEREADOR MARCONI FILHO                                           
  2. MARIA CHAGAS DE BRITO: VEREADOR VICENTE REINALDO

                                        

  1. MARIA DERLANDE DA SILVA VICENTE: VEREADOR EDSON ADRIANO

 

  1. MARIA DE FÁTIMA BEZERRA: VEREADOR MARCIANO DO POVO        
  2. MARIA DIVAN DA SILVA: VEREADOR ZILFRAN FERREIRA

 

  1. MARIA FLORIZA DE OLIVEIRA: VEREADOR LINDOVAN OLIVEIRA

 

  1. MARIA IRIS CARVALHO DE M.COURAS: VEREADOR PEDRO LAVOR

 

  1. MARIA DO SOCORRO HOLANDA LAVOR: VEREADOR MÁRIO RODRIGUES

 

  1. REGIANE BASTOS DE LUCENA ROLIM: VEREADOR DIEGO FELIPE

 

  1. ROSIMEIRE DA SILVA LIMA: VEREADOR JOZIAS LUCAS

 

  1. TÂNIA MARIA DO CARMO: VEREADOR LOURO DA BARRA

 

  1. TEREZINHA DE JESUS PINHEIRO: VEREADOR RONALD BEZERRA

 

  1. ZUILA NEVES DA SILVA: VEREADOR BANDEIRA JUNIOR

 

 

 

           Estiveram presentes familiares e amigos das homenageadas, todos os Vereadores e o Prefeito Municipal de Iguatu, Ednaldo de Lavor Couras.

            Diversas homenageadas expressaram os agradecimentos à Câmara Municipal de Iguatu, em especial ao Vereador proponente, registrando a alegra de estarem sendo agraciadas com importante Comenda.

            Os Vereadores Mário Rodrigues, Lindovan Oliveira e Rubenildo Cadeira parabenizaram as homenageadas com a Comenda Zild Arns, em especial as indicações por eles apresentadas, enaltecendo a importância de cada mulher em cada segmento da sociedade.

            O Prefeito Ednaldo Lavor  saudou as agraciadas com a Comenda Zilda Arns Neumann, lembrando a história de luta e de fé dessa missionária, motivo pelo qual o fez a assim denominar o Diploma Mulher Nota Dez, de Comenda Zilda Arns Neumann.

            Fez uma referência especial à Sra. Francisca Braz de Carvalho, conhecida popularmente como Lalá, lembrando a época em que ela foi sua professora.

            Destacou esse momento importante, parabenizando a postura de todos os Vereadores.

            Na reta final da solenidade, a Vereadora Eliane Braz-Presidente da Câmara Municipal de Iguatu deixou registrado que a Comenda Zilda Arns Neumann traduz a responsabilidade da Câmara Municipal de Iguatu de reconhecer oficialmente a importância da mulher no convívio familiar, no trabalho ou em qualquer segmento da sociedade. 

            “ A homenagem traduz o elevado respeito à mulher, pela sua força, pela bravura, pelo amor e por todas as virtudes que lhe são peculiares. Ser mulher é saber um pouco de tudo e, e todos os instantes, ser especial. Parabéns a todas as mulheres! Que vocês sejam sempre abençoadas por Deus na sua caminhada. Disse a Vereadora Presidente Eliane Braz.

            Fez uma referência especial à Sra. Francisca Braz (DONA LALÁ),  sua tia, uma mulher de fé e grande guerreira.

            A Presidente Eliane Braz agradeceu a presença das autoridades, das homenageadas e dos seus familiares que prestigiaram essa importante solenidade da Câmara Municipal de Iguatu.